domingo, 6 de junho de 2010

1º de Abril - O Dia da Verdade



Cada vez menos as pessoas fazem brincadeiras umas com as outras no dia da mentira. Estamos ficando mais sérios, ou será que a brincadeira perdeu a graça? Me parece que nem um nem outro. As pessoas estão ficando cada vez mais distantes de algumas tradições culturais e procurando se interessar por assuntos importantes, como aquecimento global, economia mundial, políticas governamentais e solidariedade humana.

O futebol e o carnaval deixaram de ser cultuados apenas como espetáculo e passaram a ser fonte de renda para milhões. Se o dia dos bobos rendesse alguam coisa, certamente seria diferente. Natal, Páscoa e outras datas comemorativas já estão consolidadas. Dia dos pais, das mães ou das crianças servem para aquecer o comércio e nunca são esquecidas. Já o pobrezinho primeiro de abril passou e ninguém viu.

A falta de proximidade entre amigos tira a liberdade para serem feitas as piadas que há pouco tempo eram bem comuns. Na verdade, penso que sempre quando alguém cai em uma pegadinha nesse dia a sensação do ridículo fica pro lado de que faz a brincadeira e não para quem foi pego. Por esse motivo, fica claro que as pessoas preferem ignorar essa data e fazer sacanagens em qualquer dia. Já que nesse dia pode, não tem mais graça. Mas se for em outro dia daí sim exite diversão em ferrar os outros.

Um fato histórico bem conhecido fica por conta dos militares. Derrubaram o Presidente João Goulart em 64 e para evitar dizer que foi em 1 de Abril, disseram que o golpe foi em 31 de Março.

O ano de 2010 será marcado por uma virada. O primeiro dia de abril será o dia da verdade. Todos os homens públicos vão falar apenas coisas verdadeiras. Chega de promessa. Todos vão agir corretamente. Fazer coisas para o bem comum. Nenhum corrupto vai se candidatar a nada nesse dia. Se as eleições fossem em primeiro de abril esse seria o dia "D" para a sociedade. Já que esse era o dia da mentira, vamos só falar a verdade e deixar os truques, as prevaricações, evasão de divisas e os misteriosos golpes fraudulentos para os dias comuns.

Para não perder a graça e a alegria no dia dos bobos.