domingo, 27 de setembro de 2009

Desabafo de um sofredor!!!


Primeiramente gostaria de deixar uma coisa bem clara aqui. A situação ta feia tanto pra o grêmio quanto para o inter. Então eu dispenso zoações de ambas as partes. Mas não posso deixar de descrever aqui o sentimento que tomou conta da minha pessoa nessa tarde de domingo.

Não sei nem quais palavras usar, mas o que presenciei hoje na casa do meu amigo Gian, foi uma coisa no mínimo chamada de VERGONHOSA!.

Vergonha de ser gremista? Vergonha de ser gaúcho? Isso jamais!!!

Mas me senti totalmente com as mãos atadas, sem poder fazer nada, assistindo a um jogo de muita importância ser jogado com tanta displiscência como foi hoje. Tudo bem que neste campeonato brasileiro o grêmio vem decepcionando nos jogos longe do estádio Olímpico Monumental. Mas hoje foi sem dúvida uma daquelas partidas que me arrependo 100% de ter assistido. Bando de mercenários!!! Não posso usar outra palavra para descrever a grande maioria do time que entrou em campo hoje. Vão tudo toma no cú bando de incompetentes!!! Salafrários!!!

Enfrentamos uma equipe que está muito bem colocada no campeonato em sua casa, mas com uma torcida de no máximo 10 mil pessoas. Um campo gigante, poderiam ser escalados 15 jogadores por equipe que não ficaria apertado. Sendo assim ambos teriam espaço para jogar. Como é normal, a equipe mandante começou no ataque. O começo do jogo até que foi satisfatório. Pelo menos nos defendíamos com eficiencia e tínhamos uma boa saída para o contra-ataque. E foi num desses contra-ataques que Souza abriu o placar para o tricolor.

Depois disso, parecia que o jogo ja estava ganho. Jogadores tocando a bola com uma calma incrível, parecia que o jogo estava nos 45 do segundo tempo e com um placar de 3x0. Não sou um expert no assunto, mas quando eu ainda era praticante assíduo do bom futebol, isso mais ou menos 4 anos atras (e 20 kilos a menos ¬¬), jamais nos contentávamos com um placar de 1x0 e, mesmo jogando longe da nossa querida "Baixada Rubra", sempre buscavamos o segundo, o terceiro, o quarto gol...

Lembro muito bem dessa época, e tenho muitas saudades dela. Ninguém era profissional, ninguém recebia 1 centavo, não tinhamos torcida, e mesmo assim jogavamos sempre com vontade de ganhar. Enfrentei e joguei do lado de pessoas que hoje despontam no Brasil e no mundo todo como craques de futebol (Felipe Mattioni, Carlos Eduardo, Andershow, Lucas Leiva...). Enfrentamos times fortíssimos com uma preparação totalmente superior a nossa. Jogamos contra os juniores do Juventude em casa. O menor jogador deles era do meu tamanho... E mesmo assim não nos acoamos com medo dos cara. Tanto que com 2 minutos de jogo, o meu amigo Mário (não é sacanagem) mandou uma bola no travessão e depois de 10 minutos abrimos o placar contra uma equipe profissional. Logicamente, no decorrer da partida, o preparo físico deles (tinham 4 jogadores que ja atuavam pela equipe do Juventude no campeonato brasileiro) foi decisivo para uma virada merecida. 3x1 placar final.

Mas voltando ao jogo de hoje... Vi jogadores que se acham os melhores do mundo errar passe de 3 metros... Sim!!! 3 metros. Maxi López parece uma bixa!!! Não consegue fazer uma jogada sem agarrar o adversário e ainda vai reclamar com o árbitro! Poxa!!! O cara recebe R$ 220 mil por mês pra fazer o que fez hoje. Tcheco recebe mais de R$ 120 mil para ser uma lesma dentro de campo (não desmerecendo o nosso capitão que é excelente batedor de faltas e escanteios). Souza, um jogador que seria titular em qualquer equipe do Brasil, portador de um que é chutar com as 2 pernas. Chutes fortes e certeiros... passes precisos. Mas hoje não! Hoje não foi aquele Souza que chama a responsabilidade para si e decide o jogo em uma brilhante jogada. Isso sem falar em Thiego, nosso brilhante zagueiro improvisado de lateral direito. Não podemos cobrar dele uma atuação excelente nem culpá-lo pela derrota pois ali não é a praia dele. Mas 90% das jogadas (não estou alarmando, quem viu o jogo sabe) foram nas costas dele. Um jogador totalmente perdido em campo e o Autuori não percebe uma coisa dessas.

O time não tem mais garra, não tem mais vontade, não é mais o grêmio que eu conheço!
Saudade dos anos 90! Danrlei, Arce, Rivarola, Adilson, Arilson, Roger, DINHO (pausa!). Nunca presenciei um jogador com tanta disposição, raça, vontade como esse cara. Embora muitas vezes exagerava de mais na vontade, mas era um jogador "temido" pelos adversários. Um jogador único que não sabia o que era a palavra "bola perdida". Um jogador espetacular que jamais terá alguém ao seu nível. Salientando que não estou enaltecendo o seu lado "marginal" que originou o apelido "cangaceiro dos pampas", mas Dinho simplesmente é e sempre será sinônimo de força e garra. Simplesmente a cara do grêmio. Mas não esse grêmio de hoje, esse grêmio de Autuori que disse e redisse que um time com posicionamento não precisa de garra nem de raça. Pois bem, hoje não vi garra e muitíssimo menos posicionamento. Recaptulando, saudade daquele time que ainda contava com Carlos Miguel, Luis Carlos Goiano (excelente batedor de faltas juntamente com Arce), Paulo Nunes e Jardel. Jamais o grêmio terá um time como esse! Vencedor, raçudo, gaúcho!!!

A partida do grêmio hoje, foi digna de um time de 3ª divisão. Sem vontade de ganhar, sem vontade de correr. E garanto que os mercenários vão pegar uma parte dos seus salários absurdos, e vão aproveitar a noite em Goiás, sem se preocupar com o que os torcedores estão sentindo. Salvo algumas excessões como Victor, Réver, Fabio, Adilson, esse time tem uma tropa de interesseiros que não estão nem ai para a tradição do grêmio. O time simplesmente não tem gaúchos praticamente no elenco. Isso para mim é uma das razões para a falta de raça no time. Mas fazer o que né? Não se pode vencer sempre.

Aproveitando o espaço para zuar um pouco. Ri muito quando o Gian colocou em outro canal e apareceu o jogo de "AQUABOL" no estádio Beira-Rio que hoje estava mais para Beira-Lago... Hushuahuhsuasuauhsuahsa